A História do ENEQUI

O 1º Encontro Nacional de Estudantes de Química foi organizado em Coimbra, entre os dias 22 e 24 de Março de 2013, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQ/AAC). O Encontro surgiu com o principal objetivo de aproximar os alunos de Licenciatura e Mestrado em Química das diversas instituições de ensino superior em Portugal. Sob o tema “Da Faculdade para o Mundo”, esta primeira edição procurou apresentar, discutir e fomentar as bases teóricas e práticas do processo de inovação e transferência do saber da Universidade para o mercado.

O II ENEQUI foi organizado na Covilhã, a 28, 29 e 30 de Março de 2014, com o apoio do UBIQuímica, o  Núcleo de Estudantes de Química da Universidade da Beira Interior. Foi neste Encontro que foram eleitos os primeiros corpos gerentes da Associação Nacional de Estudantes de Química, oficializando, assim, a criação da ANEQ.

O III ENEQUI realizou-se na cidade de Aveiro, entre os dias 27 e 29 de Março de 2015, sob o tema “Ilumina o teu conhecimento”. A organização foi da responsabilidade do Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEQaauav) e da ANEQ.  Este Encontro contou com a presença do Prof. Doutor Peter Atkins, autor de inúmeros manuais e livros científicos bastante utilizados pelos estudantes de Química.

O IV ENEQUI decorreu no Porto, a 18, 19 e 20 de Março de 2016, e foi organizado pelo Núcleo de Química do Porto (NEQUP), em parceria com a ANEQ. Com o tema “Sentes esta energia?”, o IV ENEQUI abordou temas relacionados com Química e Energia.

Em 2017, o ENEQUI voltou à cidade onde surgiu, Coimbra. O V ENEQUI foi organizado nos dias 7, 8, 9 e 10 de Abril, sendo a primeira edição com 4 dias. A comissão organizadora do V ENEQUI trabalhou em parceria com o Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQ/AAC) e com a ANEQ. Uma das principais atrações deste Encontro, cujo tema foi “Química: a aproximar o Futuro”,  foi a palestra da Prof. Doutora Ada Yonath, Prémio Nobel da Química em 2009.

O VI ENEQUI realizou-se na cidade da Covilhã. Mantendo a estrutura do ano anterior, decorreu entre os dias 23 e 26 de Março de 2018.  Como tema “Questionar, Investigar e Descobrir”, o Encontro abordou a importância da química, a ciência mais versátil na nossa sociedade. A Comissão Organizadora deste evento, em conjunto com a ANEQ e o Núcleo de Estudantes de Química da UBI (UBIQuímica), deu a conhecer o papel dos químicos no mundo, enaltecendo os químicos portugueses e a investigação de topo realizada além fronteiras, contando com vários oradores portugueses que desenvolveram o seu trabalho no estrangeiro.

Em 2019, o ENEQUI realizou-se, pela primeira vez, na Caparica, e foi organizado pelo Núcleo de Química Aplicada da FCT/NOVA de Lisboa, De 22 a 25 de Março, estudantes de todas as Universidades com cursos na área da Química deslocaram-se ao Campus da FCT/NOVA para quatro dias de aprendizagem, convívio e intercâmbio de experiências.